segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Mulheres em poesia e revolução

Antes que xiitas comecem a criticar essa postagem, logo explico o porquê unir, Vinicius de Moraes e John Lennon nesse texto. Foram dois homens apaixonados, John por uma mulher, Yoko Ono, Vinicius por outra(s). Escrevo assim “outra(s), pois Vinicius foi um eterno apaixonado, tanto que se casou nove vezes em busca do verdadeiro amor, da chama que alimentava sua poesia.

“Ele queria se apaixonar loucamente....precisava desse precipício da paixão” diz Tônia Carrero.

Mas Vinicius, talvez, nunca tivesse esquecido sua primeira mulher, Beatriz Azevedo de Melo, sua primeira grande paixão.

“Foi à primeira mulher que amei direito, que casei e fiquei 11 anos, que fui casado com ela. Eu tenho às vezes uma saudade fudida dela, eu tinha vontade de chegar e tocar a companhia da casa dela e ela abrir aquela porta e eu dizer: “Tatizinha meu amor”. (pausa) Porra eu não posso fazer isso, eu não faço por que tenho medo, tenho medo que ela me receba mal” diz Vinicius.

Enquanto Vinicius precisava de amor para escrever, John cantava contra a brutalidade policial e anti-sexista, como na canção "Woman is The Nigger of The World.” e dizia:
“as mulheres também são muito importantes, não podemos ter uma revolução que não envolva e emancipe as mulheres.”
Exaltou todas elas na canção “Woman”, considerada uma das grandes canções em homenagem as mulheres. Essa música retrata para mim coisas que homens têm vergonha de assumir. A vergonha de amar, a vergonha de chorar por uma mulher, de se arrepender:

“Mulher, por favor deixe-me explicar: Eu nunca tive intenção de te causar tristeza ou dor. Então, deixe-me te dizer de novo e de novo e de novo: Eu te amo, sim, sim. Agora e eternamente.”


E vinicius do outro lado escrevendo que “há sempre uma mulher à sua espera, com os olhos cheios de carinho e as mãos cheias de perdão”

Qual é coração que consegue perdoar? Esta pra nascer, um homem com coração tão puro e tão sincero quanto da mulher. Que coração é esse que odeia e perdoa em tão pouco tempo? Que faz um homem se sentir pequeno defronte com teu olhar. Que faz você pedir perdão e jurar amor eterno sem precisar duvidar. Que faz os revolucionários e os poetas a te admirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, força pra você e a gente se vê por aí