
“É uma necessidade urgente, quero preservar a memória da música brasileira” diz Charles Gavin, baterista dos Titãs e idealizador do livro “300 Discos Importantes da Música Brasileira”, lançado pela editora Paz e Terra em parceria com os jornalistas Tarik de Souza, Carlos Calado e Arthr Dapieve.
O projeto traça um panorama da música brasileira produzido entre 1927 á 2007. O livro reúne os 300 discos mais importantes da nossa música, artistas de todas as épocas. Cartola, Moreira da Silva, Chico Buarque, Milton Nascimento, Mundo Livre, Chico Science, Marcelo D2, entre outros tantos, passando pela Bossa Nova, Tropicália, Pop, Rock até outros estilos menos citados como sertanejo e pagode.
"Não é porque sejam gêneros de mais ou de menos qualidade. É que nós conhecemos menos esses gêneros do que pop, samba, bossa nova e MPB. A lista foi bem intuitiva." diz Gavin.
A idéia do livro era ter um álbum de cada artista, mas alguns levaram vantagem como Tom Jobim, com três discos citados, e Jorge Ben. Confira alguns discos que estão no livro.

Baterista Wilson das Neves (Elza Soares)
O poeta do povo (João do Vale)
Coisas (Moacir Santos)
Selvagem? (Paralamas do Sucesso)
Samba esquema novo (Jorge Ben)
Os Mutantes (Os Mutantes)
Clube da Esquina (Milton Nascimento e Lô Borges)
Da lama aos caos (Chico Science e Nação Zumbi)
Nós vamos invadir sua praia (Ultraje a Rigor)
Tropicália ou Panis et Circensis (Vários)
Elis & Tom (Elis Regina e Tom Jobim)
Barquinho (Maysa)
O último malandro (Moreira da Silva)
Acabou chorare (Novos Baianos)
A peleja do diabo com o dono do céu (Zé Ramalho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar, força pra você e a gente se vê por aí