sábado, 7 de março de 2009

A gente somos Inútil

Cazuza já cantava “Brasil mostra tua cara, quero ver quem paga
pra gente ficar assim.” Meu caríssimo poeta, se todos brasileiros mostrasse a cara estaríamos fudidos. Na semana passada aconteceu um grande protesto na faculdade onde estudo, gente gritando “sai da sala”, e eu lá no fundo me perguntando: “Mas tem motivo real pra sair da sala ou será apenas uma bagunça de estudantes?”
Realmente, havia um motivo para aquela manifestação estudantil, liderada com tanto afinco pelos jovens estudantes. De repente um deles adentra a sala e diz:
“A gente não tem uma carteirinha decente para pagar meia no cinema, isso aqui é uma vergonha.” Pronto! agora sim, me senti um estudante de verdade, vivendo na injustiça dos tempos da ditadura militar, protestos por causa disso? Não faz muito tempo que saímos do governo militar, onde jovens protestavam e perdia a vida por motivos reais, lutando por um país mais justo, democrático. Democracia? ela veio, em 1985 e olha o que fizeram com ela, manifestação por causa de carteirinha de faculdade para pagar meia no cinema, eu só posso estar sonhando.
Essa frase do estudante me lembrou a música “Inútil” da banda paulistana Ultraje a Rigor, liderada pelo cantor Roger Moreira. A canção foi inspirada em vários fatos, em uma concordância peculiar de um pedreiro rendeu o refrão “a gente somos inútil”, a polêmica frase do maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, onde o mesmo dizia que o brasileiro não sabia votar, rendeu o primeiro verso: “A gente não sabemos escolher presidente”. O verso “a gente joga bola e não consegue ganhar” veio da decepção da seleção brasileira na copa de 82. “Daí em diante foi só preparar uma lista de frustrações” diz o vocalista.
O riff da canção é tão marcante como “Satisfaction” dos Rolling Stones e a música em si foi marcante para toda uma geração, que vivia, há tempos, em um Brasil injusto (e ainda vive é sempre bom lembrar). A música “Inútil” serviu para muitos na época da democratização brasileira. Osmar Santos foi mestre de cerimônias do primeiro comício para as diretas já e tocou a música para quase 10 mil pessoas em São Paulo. Ulisses Guimarães em resposta ao comentário de Carlos Átila, porta voz do então presidente na época, João Figueiredo, disse que mandaria uma cópia da música para que ele “tocasse e ficasse ouvindo”. Em São Paulo, mais de um milhão de pessoas participavam da manifestação ao som de “Coração de Estudante” de Milton Nascimento, que era hino da campanha “Diretas Já”. Roger discorda: “Era “inútil” que deveria tocar, mas na prática “Inútil” incomodava...Temos mania de colocar a culpa nos políticos mas a música diz que a coisa dependia do povo”
Concordo plenamente com isso, tudo nesse país depende de nós. Nosso povo tem mania de colocar a culpa em todos e em tudo, deve ser mania de Brasileiro, arrumar um culpado pra tudo. O Brasil é tão injusto que o povo vestiu a camisa da injustiça, fez da mesma seu slogan e pra tudo ele se sente lesado. Se alagar o bairro a culpa é do prefeito e não da dona de casa que, com seu marido, jogou aquele sofá antigo no córrego. A culpa é sempre dos outros, Brasileiro tem mania de ser injustiçado, é o filho mimado do planeta, que reclama do que não tem, destrói o que tem e faz pouco caso do que ganha. Infelizmente Roger, a gente somos inútil.


4 comentários:

  1. PARABÉNS!!!! Vc disse tudo... quando vejo na tv neguinho chorando pq perdeu tudo numa enchente e criticando o governo, eu fico revoltada e me dá vontade de ir lá na casa dele e falar exatamente o que vc disse, q a culpa não é do prefeito e sim de quem jogou lixo na rua. Minha bolsa é uma verdadeira lixeira, tudo o q eu consumo na rua vai pra dentro da minha bolsa, mas não são todos q tem essa consciência. Fora isso, na minha faculdade até temos motivos, mas meu direito acaba quando está atrapalhando o direito do outro, e é exatamente o q está acontecendo. Nossa, acho q me excedi um pouco nesse comentário...rsrs... Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nunca antes tinha visto as coisas por essa perspectiva.
    Adorei!
    Muito mesmo!
    SUper lúcido e bem escrito.

    ResponderExcluir
  4. Não deixe de mencionar que o LOCUTOR DAS DIRETAS JÁ foi o sem palavras OSMAR SANTOS o mais completo comunicador do rádio e da tv do Brasil.Um poder de comunicação capaz de seduzir um país inteiro...OSMAR SANTOS O PAI DA MATÉRIA.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, força pra você e a gente se vê por aí